Tecnologias

Tecnologias empregadas

Nossos sistemas utilizam a ultrassom, ultravioleta e eletrólise para prevenção e combate de proliferação de algas e incrustações em embarcações, plataformas, tanques de piscicultura e carcinicultura, sistemas portuários e navios.

Dependendo da aplicação uma ou mais tecnologias podem ser usados para aumentar a eficácia da prevenção contra as incrustações.

Como funciona o sistema Anti-Cracas Ultrassônico?

O ultrassom foi descoberto em 1794 quando o fisiologista e biólogo italiano Lazzarro Spallanzani descobriu que os morcegos podem voar no escuro devido à reflexão de ondas sonoras de alta frequência.

Acredita-se que o uso de ultrassom para combate de algas e cracas tenha surgido na década de 1950 e tenha sido descoberto pela Marinha dos Estados Unidos a partir da constatação de que os submarinos não tinham incrustações de cracas nas áreas dos sonares.

A prevenção de cracas nos barcos e estruturas submersas é feita por ondas de ultrassom geradas pelos transdutores na frequência de 28 KHz que criam um fenômeno chamado cavitação ao redor do casco ou estrutura submersa.

A cavitação interfere com o sistema de fixação das larvas de cracas sem matá-las, mas não afeta seres humanos, tartarugas, baleias, golfinhos ou peixes que estão na zona de ação das ondas de ultrassom nem prejudica a estrutura ou o casco dos barcos ou interfere com instrumentos a bordo como sondas, sonares, TV, Wi-Fi ou sistemas de som.

Dezenas de estudos científicos comprovam a eficácia do sistema na prevenção de cracas e no combate de algas.

A tecnologia ultrassônica também é eficiente no combate e prevenção das proliferações de algas, cianobactérias e de grande variedade de bactérias, vírus e fungos pois o peróxido de hidrogênio gerado pelo processo funciona como uma espécie de efeito profilático impedindo a contaminação por poluição secundaria.

Componentes do sistema Ultrassom para combate de cracas

O sistema é composto por dois componentes básicos, o módulo gerador que produz era as frequências corretas que são enviadas para o transdutor e monitora a operação de todo o sistema inclusive a carga do banco de baterias do barco e o transdutor ultrassônico.

O transdutor é fixado na parte interna do casco do barco com um disco de fixação de aço, sem nenhum furo no casco e transforma as frequências produzidas pelo modulo gerador em ondas de ultrassom e as transmite para a parte externa do casco da embarcação.

Dependendo da aplicação das placas de fixação magnéticas, como são fornecidas para a montagem do sistema em estruturas submersas ou verticais.

Como o transdutor tem uma área de influência circular com raio de aproximadamente 2,5 metros podem ser necessários diversos transdutores para proteger o casco de um barco ou uma estrutura contra a incrustação das cracas.

Sistema Anti-Algas e Anti-Cracas por Ultravioleta

A radiação ultravioleta (UV) é a radiação eletromagnética com um comprimento de onda menor que a da luz visível e maior que a dos raios X, variando de 380 nm a 1 nm.

Devido ao seu efeito bactericida a luz ultravioleta pode ser usada para a desinfecção de objetos, locais e no combate e prevenção de incrustações de algas e cracas.

A luz ultravioleta rompe a cadeia de DNA de microrganismos como Giardia, Hepatitis B, Salmonela, Streptococcus, Mycobacterium tuberculosis, E. coli, Cryptosporidium, Dysentery bacilli, Colera, algas, larvas de cracas e diversos vírus de forma que não consigam se reproduzir prevenindo a sua proliferação.

Como funciona o sistema Anti-Algas e Anti-Cracas por Ultravioleta

Equipamentos com LED´s Ultravioleta de alta potência são usados para prevenir a incrustação de cracas e algas em sensores ambientais oceanográficos, lâmpadas LED de iluminação decorativa, ADCP e outros sistemas submersos ou estruturas submersas.

Entre em contato conosco!

Componentes do sistema Ultravioleta para combate de cracas

O sistema é composto por LED´s ultravioleta de alta potência na forma de luminárias ou barras de LED´s.

Combate de cracas por ultravioleta
São montados em peças à prova d’água e oxidação e direcionados para o objeto que se deseja proteger das cracas e algas.

Como funciona o sistema por eletrólise

A eletrólise utiliza anodos de Cobre, Alumínio ou Ferro e uma fonte de corrente contínua para a liberação constante de íons de Cobre na água de tubulações, bombas, tanques de lastro, caixas de mar e cooler box, tornando o ambiente improprio para a incrustação e proliferação de cracas, algas e limo.

Componentes do sistema

De acordo com a aplicação o sistema utiliza anodos, tanques de liberação de íons, grelhas com anodos, painéis e softwares de controle e supervisão e sistema de ultrassom.

Entre em contato conosco e saiba mais!

Corte os gastos de manutenção de seu barco  

Proteja seu barco

80 e 95% de redução de incrustação de cracas.

Garantia real

05 anos de garantia contra defeitos de fabricação.

Seguro para seu barco

Não descarrega as baterias nem danifica a estrutura e casco do barco.

100%

de proteção de todo o casco e das partes metálicas de seu barco.

30%

de economia de combustível durante a navegação.

Elimine custos de manutenção de embarcações  

Toda embarcação no mar está sujeita ao ataque de cracas mas você pode evitar esse problema – e eliminar desperdício de combustível e gastos com manutenção do casco com mergulhadores e raspagem do casco e das partes metálicas submersas.

O sistema por ultrassom Anti-Cracas previne a formação de cracas em todo o casco do barco, hélice, eixos, leme, anodos, grelhas, IPS, flaps e bow thrusters de forma constante, segura e eficaz.

Quanto você gasta com a subida e descida, estadias e reparos no casco devido à raspagem do barco no mar?

CUSTOS DA PINTURA ANUAL DO CASCOVALOR (U$)
Durabilidade 01 ANO
Custo da subida do barco250
Custo da estadia na marina 500
Reparo do casco e do gel 2.000
Custo da tinta lixiviante1.000
Custo da descida do barco250
Custo total por ano4.000
Custo total em 05 anos20.000
ANTI-CRACAS ULTRASSÔNICOVALOR (U$)
Durabilidade 10 Anos
Custo do AC271000
Custo da instalação 100
--
--
--
Custo total 1.100
Custo total em 05 anos1.100

Comparação de custos entre a pintura anual com tinta lixiviante e o Anti-Cracas ultrassônico modelo AC27 para um barco de 32 pés (valores sujeitos a variação).

Limpeza de sensores submersos e ADCP

Os sensores ambientais e ADCP devem ser inspecionados e limpos em curtos intervalos de tempo para assegurar a leitura de dados corretos e garantir a entrada segura de navios nos portos, mas quando estão instalados no fundo a limpeza é feita com mergulhadores a cada 45 ou 60 dias.

A limpeza de cooler box e caixas de mar é uma das operações mais arriscadas na manutenção naval.

Cooler box e caixas de mar são locais ideais para a proliferação de cracas, algas e poliquetas. No entanto, seu acesso em barcos no mar é uma das tarefas mais arriscadas na manutenção. No entanto, devido ao alto custo e risco operacional sem sempre podem ser realizadas.

Casos de sucesso  

Para Dúvidas e Informações:

TRABALHOS CIENTÍFICOS  

O uso de ultrassom e ultravioleta na prevenção de algas em piscicultura e carcinicultura

http://www.fspublishers.org/ijab/past-issues/IJABVOL_13_NO_1/11.pdf
PAWALEE SRISUKSOMWONG, NIWOOTI WHANGCHAI, YASUNOBU YAGITA, KOJI OKADA, YUWADEE PEERAPORNPISAL AND NAKAO NOMURA, Department of Biology, Faculty of Science, Chiang Mai University, 50200, Thailand Faculty of Fisheries Technology and Aquatic Resources, Maejo University, ..

TRABALHOS CIENTÍFICOS  

O uso de ultrassom na prevenção de cracas e incrustações em embarcações e estruturas submersas

https://www.researchgate.net/publication/321752933
Ji-Soo Park & Jeung-Hoon Lee, An ultrasonic antifouling treatment was applied to a 96,000 m3 class drill-ship to verify its feasibility through a sea-trial. Soon after the hull cleaning had been performed, six ultrasonic projectors…

TRABALHOS CIENTÍFICOS  

O uso de ultravioleta no combate de cracas e algas

https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/08927014.2019.1642334
KZ Hunsucker, C Braga, H Gardner, M Jongerius… – Biofouling, 2019 – Taylor & Francis, A two-part study was designed to investigate the efficacy of using UVC to prevent biofouling in the context of ship hull coatings…

PERGUNTAS FREQUENTES

Desde 2005.

Além da prevenção de cracas e incrustações os sistemas ultrassom e ultravioleta são usados para prevenção algas e cianobactérias em lagos, rios, represas e tanques de piscicultura.

Quer saber mais sobre nossas soluções?

Assine nossa newsletter e fique atualizado, receba informações importantes sobre o controle e prevenção de cracas.

Menu